quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ENFIM O PAP....



ESSE É O CASAQUINHO ORIGINAL,DO BLOG DA MINHA AMIGA MÁRCIA. 
É MARAVILHOSO NÃO ACHAM???COMO EU DISSE ANTERIORMENTE,ELA ME AJUDOU A TECER O CASAQUINHO E ME AUTORIZOU A MONTAR E PUBLICAR O PAP.AÍ ESTÁ AMIGA,O FRUTO DO NOSSO TRABALHO....
                                             
                                             CASAQUINHO DA MÁRCIA

usei lã keamor branca e agulha 2,5,

Fiz 72 correntes e uma carreira com 72 pontos altos

2° carreira :12 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,12 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,24 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto alto e outro,12 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro12 pontos altos.(observe que os 4 pontos altos são feitos no meio de um ponto com o outro e nunca sobre a corrente de base)

3° carreira:14 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,16 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,28 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,16 pontos  altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,14 pontos altos.(observe que começa a se formar a pala. Os 4 pontos altos são as separações das mangas.)

4° carreira: 16 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,20 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,32 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,20 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,16 pontos altos.

5° carreira:18 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,24 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,36 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,24 pontos altos,4 pontos altos entre um ponto e outro,18 pontos altos.

6° carreira:20 pontos altos, 4 pontos altos entre um ponto e outro,28 pontos altos, 4 pontos altos entre um ponto e outro,40 pontos altos, 4 pontos altos entre um ponto e outro,28 pontos altos, 4 pontos altos entre um ponto e outro20 pontos altos.

 

Agora vamos trabalhar duas carreiras de ponto fantasia antes de fazer as separações das mangas. Observe bem onde são os pontos de separação,pois as separações deverão continuar sempre no mesmo lugar.

 


7° carreira 2 pontos altos,pula 3 pontos altos e no 4° ponto alto tece da seguinte maneira 1 ponto alto com uma laçada,1 ponto alto com 2 laçadas,1 ponto alto com 3 laçadas,1 corrente, 1 ponto alto com 3 laçadas,1 ponto alto com 2 laçadas 1 ponto alto com 1 laçada,pula 3 pontos e no quarto ponto repete o leque.Faz assim toda  a carreira,mas observe a foto abaixo onde tem as separações das mangas (os 4 pontos altos no meio de 2 pontos)

aqui dá pra ver como a separação das mangas vai ficar bem pertinho do primeiro leque.....observe também que o leque vai virando uma conchinha,o que vai dar um efeito bem legal...

 


continuação 7° carreira: onde foram feitos os 4 pontos altos são as separações das mangas. Conta 2 pontos e tece no meio,2 pontos altos,2 correntes e 2 pontos altos. Continue os leques do ponto fantasia até a outra separação.e assim até o final terminado a carreira com 2 pontos altos.

 


1° carreira de leques pronta,agora vamos a segunda carreira do ponto fantasia.

8° carreira 2 pontos altos,5 correntes,no meio do leque faz um ponto baixo2 correntes 1 ponto baixo,mais cinco correntes e no meio do próximo leque 1 ponto baixo 2 corrente 1 ponto baixo....observe na foto abaixo que o leque da separação das mangas continua sendo feito.

no meio das 2 correntes do leque de separação das mangas faz 2 pontos altos 2 correntes 2 pontos altos e continua a 2° carreira do ponto fantasia até o próximo leque e assim até o final terminando com 2 pontos altos.

2° carreira do ponto fantasia pronto.Tecer m,ais uma carreira de leque e mais uma de correntes,aproveitando a carreira de correntes pra separar as mangas.


na segunda carreira de correntes vamos separar as mangas,usando os leques de separação. Fazer 2 pontos altos no meio das correntes,1 ponto alto 1 ponto baixo no meio da corrente do leque do outro lado,1 corrente 2 pontos altos. Unimos a primeira manga. Continuamos a carreira de correntes ate unir a segunda manga. ( Observação: a carreira de correntes passa o primeiro leque e só faz a união apartir do segundo,ou seja,de traz pra frente,para que as mangas também fiquem com a carreira de correntes.)

assim vai ficar depois de separadas as mangas.

Agora vamos trabalhar o corpo do casaquinho usando as duas carreiras do ponto fantasia observando que no encontro das mangas é feito um leque do ponto fantasia.teça a quantidade de carreiras necessárias terminando com uma carreira de leque.

No casaquinho original são tecidas 6 carreiras de leque,mas meu ponto é bem apertado ,então tive que tecer 9 carreiras. Cada uma vai ter que tecer conforme a tensão do seu ponto.

quando o corpo do casaco estiver pronto,tecer uma carreira de ponto alto de cada lado.

                                                            vai ficar assim

Agora as mangas. Comece na união das mangas,vc fez um leque para o corpo,agora faça no mesmo lugar um leque para as mangas e continue tecendo os dois pontos fantasia uma carreira a menos que teceu para o corpo terminando com a carreira de leque.(uma carreira a menos por causa do punho)

Agora vc vai tecer uma carreira de ponto alto fazendo as diminuições necessárias para o punho.

o punho é feito em 5 carreiras de ponto alto em relevo.(pegando ponto atrás de ponto.) Tecer a outra manga igual.

Assim ele vai ficar depois de pronto,agora é só usar a imaginação e fazer o acabamento conforme seu gosto.Eu fiz uma carreira com meio ponto segredo com linha susi ,preguei 3 botões pérola branco,usei fita de cetim nos punhos e gola e bordei 2 pequenas flores em rococó.

 


41 comentários:

  1. QUE LINDO!NOSSA FIQUEI EMOCIONADA!PARABÉNS LEILA O PAP TÁ PERFEITO,JÁ COPIEI.VOU PUBLICAR DANDO SEU ENDEREÇO.BJUS ENORMES.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do casaquinho, já copiei e será meu trabalho assim que esfriar um pouco.colocarei no meu blog,bjs Miria
    http://mirokaartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Minha linda,tudo que é feito com AMOR sempre que si termina temos um resultado maravilhoso.
    Fico honrado de ter e estar com vc,TE AMO,Bjusss!!

    ResponderExcluir
  4. Oii Leila !!!

    Vim através do blog da Márcia e adorei o pap...está perfeito e bem claro.Concordo com a Miria assum que esfriar um pouco tb vou fazer.:)

    Bom final de semana

    Ahhh vou levar seu link,tá.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Olá Leila
    conheci seu blog através da Márcia e adorei o pap!!Parabéns!!!e tenha um ótimo dia!
    Bjos!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. leila fiz esse casaquinho e ficou maravilhoso em vermeelho, modestia a parte, parabens... adorei fazer, e vc com esse dom de passar detalhadamente e com muita ternura isso é uma dadiva de Deus... bjs neide

    ResponderExcluir
  7. se quiser te mando uma foto dele é so me mandar seu e-mail ok

    ResponderExcluir
  8. Leila, adorei esse PAP!!! Estou pensando em me aventurar fazendo esse modelo de casaquinho. Nunca fiz nenhum tipo de roupa em crochê, mas com seu PAP, tenho quase certeza que consigo.
    Obrigada!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  9. Leila,
    Parabéns pela sua disponibilidade e desprendimento em fazer este PAP. Você é muito generosa Logo quro fazer este modelito. Sou sua fiel seguidora. Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  10. MT OBRIGADO POR FAZER PAP DESSE CASAQUINHO TÃO LINDO !!!! PARABÉNS
    BJUUU

    ResponderExcluir
  11. adorei a receita do casaquinho o primeiro que deu certo obrigada beijos

    ResponderExcluir
  12. Leila sou admiradora do croche,vc esta de parabéns c/o pap,fiz um rosa mas ñ sei usar o comp.direito mas estou aprendendo ,mandarei p/vc ver o que acha ok! fica c/Deus... sandravieira_br@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. ola!lindos,obrigada pelo pap,felicidades bjinhos

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. OI LEILA TD BEM? ACHEI O CASAQUINHO NA NET E ESTOU TENTANDO FAZER (JA QUE NUNCA FIZ UM RSRS)
    POIS EH AMIGA, ESTOU ENCONTRANDO MUITA DIFICULDADE PRA UNIR AS MANGAS... FIZ DUAS CARREIRAS DO PONTO FANTASIA, ESTOU COMECANDO OUTRA E NAO CONSIGO UNIR... O QUE ESTOU FAZENDO DE ERRADO, PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR JA QUE ESTOU A 3 DIAS PARADAS AQUI TENTANDO TERMINAR.
    BJS TE AGRADECO DEUS TE ABENCOE,
    GISELA DE ANGELIS.
    AH SE PUDER E QUISER ME MANDAR VIA E-MAIL
    giseladeangelis@hotmail.co.uk

    ResponderExcluir
  16. Oi Leila,encontrei o casaquinho no blog da marcia e aqui estou para agradecer.Salvei o pap e ja comecei a fazer um igualzinho.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  17. qUERO AGRADECER PELO PAP, TÃO BEM EXPLICADINHO, VOU ATÉ FAZER ESSE CASAQUINHO....BEIJOS

    ResponderExcluir
  18. gostaria de sager até quantos meses dá pra usar este casaquinho . obrigada!! meu e-mail é maria.odetevirtua@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Amiga
    adorei esse casaquinho e com pap então....
    esse ano seei 2 vezes tia -avó e uma vez finalmente vovó.Imagine como está me ajudando
    Agradeço de coração
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Muito fofo esse casaquinho.Ficou lindíssimo. Parabéns Leila.

    ResponderExcluir
  21. Oi,Leila

    Que aulinha de crochê que tive aqui!!Parabéns pelo PAP muito bem detalhado. Parabéns por este casquinho tão delicado e lindo. Já estou fazendo e está indo muito bem.
    Não deixe de nos passar o que sabe de belo.
    Grata,sua nova seguidora
    Márcia

    ResponderExcluir
  22. Oi leila,copiei o PAP e assim que terminar o casaquinho que estou fazendo ,esse já é o próximo.Tomara que o meu fique tão lindo qto o seu. obrigada e beijos.

    ResponderExcluir
  23. oi amiga que lindo nossa me encantei com essa receitinha tambem amo o c roche o feltro fiz muitos trabalhinhos ja com ele, trico gosto tambem, mas só sei fazer o cachicol hehehe, agora to terminando uma capa para meu bebezinho o Lucas, to fazendo em croche assim que tiver prontinho venho te avisar ta. E de uma passadinha la e deixe um cheirinho para eu e o meu bebê bjao Re

    ResponderExcluir
  24. Lindo... amei o PAP, está bem explicado e as fotos de maneira que a gente olha e entende o p fantasia... Parabens!!! Estou tecendo um para minha sobrinha que vai ganhar uma menina: a Letícia... e vai ficar lindo nela... visite meu blog... to começando... bjs

    izy-artecriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. oi amiga aqui estou deslumbrando seu cantinho que nao me canso pq tudo aqui é encantador suas ideias e receitas. Te convido a dar uma passadinha no meu cantinho ah e ja estou te seguindo ta. To fazendo agora um novo casaquinho para meu baby e assim que tiver pronto te aviso. Eu e o Lucas meu baby te deixamos um bjao
    Re

    ResponderExcluir
  26. hiya what a beautiful pattern in the uk we use terms like sc (single crochet)tc (treble crochet)
    shell (2 double crochet 1 chain 2 double crochet)
    please have you a english pattern so that i can make it i found out this morning that my daughter inlaw is having a baby girl so i would love to crochet this beautiful cardigan many thx suz xxx

    ResponderExcluir
  27. Nossa que lindo este casaquinho...e agora com esse pap fica tudo mais facil.Obrigada.Cleide

    ResponderExcluir
  28. Leila ,estou fazendo este lindo casaquinho mas na hora da separaçao nao estou conseguindo (usando os leques de separaçao.Fazer 2 pontos altos no meio das correntes,1 ponto alto 1 ponto baixo no meio da corrente do leque do outro lado,1 corrente 2 pontos altos. Unimos a primeira manga) esta parte nao entendi,será que eu poderia fazer 1 ponto baixo e uma correntinha no primeiro leque e 1 ponto baixo no outro leque?tecerbom@hotmail.com Cleide

    ResponderExcluir
  29. Leila muito obrigada pelo PAP. Trabalho como voluntária num berçário para mães carentes e fiz esse lindo casaquinho para doação.A minha coordenadora gostou muito e outras voluntária lembraram de suas fotos de bebes, porque tinham um bem parecido, foi uma comoção geral...

    Tereza

    ResponderExcluir
  30. Nossa eu simplesmente amei seu trabalho e ja estou fazendo um pra minha filhinha ,ja ate indiquei seu blogspot a algumas amigas. Parabéns

    ResponderExcluir
  31. Olá Leila, adorei o casaquinho e testei seu PAP!! Ficou ótimo, parabéns muito bem explicado. Coloquei no meu blog e fiz um link para seu PAP tudo bem?
    Beijão!
    Nathaly Nunes

    ResponderExcluir
  32. Olá Leila,
    Adorei o PAP, eu estava procurando uma peça bem fofa para fazer com linha vermelha que comprei e é essa que vou fazer. Eu olhei o modelo no blog da sua colega que remeteu a esse PAP. Obrigada por compartilhar. Assim que fizer colocarei no meu blog e te darei os créditos.
    Me visite quando puder e deixe um recadinho, sou nova em blogs...
    Bjs,
    Sol
    www.solcrochetandosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Leila,
    Voltei, rsrs, copiei esse casaquinho e o bolero, assim que puder, dê uma passadinha lá para dar uma olhada...
    Fiz ambos com algumas adaptações.
    Aceito críticas e sugestões.
    Muitíssimo obrigada por compartilhar as receitas/PAP.
    Abraços e tudo de bom,
    Sol
    http://solcrochetandosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Amei, vou fazer em azul para o meu futuro bebê, obrigada por postar a receita tão bem explicada.

    ResponderExcluir
  35. Estava procurando uma receita de casaquinho e encontrei este no blog da Márcia, achei lindo e o seu PAP é perfeito, parabéns! Vou copiar e publicar no meu blog e postar seu link para PAP. Bjs

    ResponderExcluir
  36. Oi Leila, acabei o projeto "casaquinho da Márcia". Adorei fazer, seu PAP é perfeito. Publiquei no meu blog laboresdeval.blogspot.com e mencionei e linkei vc e Márcia. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  37. Olá,Leila!Adorei a receita do casaquinho,me ajudou muito,obrigada.Ele ficou muito fofo!!!

    ResponderExcluir
  38. BOM DIA! MUITO BOM! AMEI VOU TENTAR FAZER TAMBÉM SOU APAIXONADA POR CROCHE. ESTOU TE SEGUINDO CASO QUEIRA FAZER UMA VISITA MEU BLOG É http://tecendoarty.blogspot.com BEIJOS1

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Leila! Conheci seu Blog através da Márcia e fiquei encantada com a simplicidade da explicação. Estava procurando um casaquinho para minha netinha e achei muito fáil a execução. Vou fazê-lo. Muito obrigada por nos dar oportunidade, sou iniciane no crochê. Bjs Socorro!

    ResponderExcluir
  40. Leila muito obrigada por sua generosidade, vou fazer de presente pra Manuela, filha da minha amiga Karina.

    ResponderExcluir
  41. Lindo Leila! Qual tamanho esse modelo do pap?

    Grata
    Grazi

    ResponderExcluir

Olá!!! Fico muito feliz com sua visita e com seu comentário.Obrigado pelo carinho e volte sempre!!!!!
bjks no coração....Leila Diniz